quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tecendo Campeões


Hoje estou aqui pra falar de um projeto pessoal que está se encaminhando bem. Desde que ingressei no curso de Jornalismo da Univali, tinha em mente fazer algo que falasse sobre o título catarinense do Brusque, em 1992.

A primeira oportunidade surgiu no oitavo semestre, na disciplina de Jornalismo Especializado, com o professor João Francisco de Borba. Um breve conto sobre a final contra o Avaí. Porém, durante o mesmo semestre surgiu a ideia que levei pra frente.

Ao elaborar o projeto de TCC, decidi que iria escrever um livro contando a história daquele título, que em 2012 completará 20 anos. A partir daí que me aprofundei naquele time. Palmito, Claudio Freitas, Solis, Washington e Jair Bala são apenas alguns atletas campeões em 1992.

O Brusque Futebol Clube era um time recente no cenário estadual. Surgiu da fusão entre Carlos Renaux e Paysandu, no ano de 1987. Os dois clubes não tinham condições de se manter nos campeonatos profissionais, já que a enchente de 1984 havia destruído a cidade, então decidiram unir forças.

Superando todas as adversidades, aquele time conquistou a Copa Santa Catarina e o Campeonato Catarinense, superando equipes como Avaí, Figueirense e o campeão da Copa do Brasil, o Criciúma Esporte Clube.

Muitas histórias de jogadores, torcedores e imprensa estão em “Tecendo Campeões: A saga do Brusque Futebol Clube, campeão catarinense em 1992”. Um livro que ainda está em desenvolvimento, porém traz o registro inédito de muitos fatos que poucos sabem da época. Aguarde.

Um comentário:

james fernandes disse...

este livro vai ser show de bola...