domingo, 18 de julho de 2010

Renovação ou somente troca de nomes?

“Não sei quem será o novo treinador. O que sei é que este cara está ferrado. Será um tormento na vida dele. Na boa, coitado”. A frase do presidente corintiano, Andrés Sanchez em entrevista ao jornal ‘O Globo’ deste domingo mostra como será a vida do novo técnico da seleção brasileira.

E o mandatário corintiano fala isso com propriedade de quem estava na delegação que fracassou em terras africanas. Diferente da badalação de 2006, o ambiente sombrio de 2010 reforça a ideia de renovação imposta por Ricardo Teixeira. Confusões com a imprensa, convocação altamente questionável e a pressão popular por nomes como Neymar e Ganso.

E o novo treinador da seleção canarinho terá muito trabalho para renovar o time brasileiro. Falar em preparar as seleções de base para 2014 é um pouco de exagero. Porém, trazer jogadores novos, que não foram a última Copa pode fazer a diferença. Alguns já estavam no elenco, casos de Tiago Silva e Ramires. Outros nomes que podem, e devem ser aproveitados futuramente são Denílson, do Arsenal – ING, Paulo Henrique Ganso e também Giuliano, meia do Inter de Porto Alegre.

Mesclar juventude e experiência vale a pena, porém, o futuro técnico não pode ceder a pressões populares, que às vezes é equivocada, no caso do pedido de convocação de Ronaldo e Neymar, um atleta em fim de carreira e outro que não suporta pressões dentro de campo em jogos decisivos. Porém, tudo deve ser estudado com calma, e, principalmente, planejado nos mínimos detalhes.

O primeiro desafio da renovação será o Sulamericano Sub-20, que começa no dia 25/07. E a CBF vai ter que lutar nos bastidores. O jogador Oscar, ex-São Paulo foi convocado, porém o Inter, clube pelo qual o atleta ainda não atuou, resolveu inscrevê-lo para as semi-finais da Libertadores, contra o próprio clube paulista. Será que os mandatários do futebol brasileiro terão pulso firme e manter o atleta com a seleção ou vão ceder, mais uma vez à pressão dos clubes?

Muito trabalho deverá ser feito para a verdadeira renovação da seleção brasileira.

Nenhum comentário: