quinta-feira, 22 de julho de 2010

À espera do anúncio


Ao que tudo indica, ele será o novo treinador da seleção brasileira. Amanhã sai o anúncio da escolha da CBF, e Mano Menezes é o mais cotado para assumir o cargo de maior responsabilidade no futebol mundial.

Com perfil tranquilo, Mano parece ser o que a CBF buscava. Um treinador com posição firme, e disposto a novos desafios. O técnico corintiano dificilmente se envolve em polêmicas com a imprensa e realizou bons trabalhos por onde passou.

As primeiras boas campanhas do gaúcho apareceram no XV de Campo Bom, durante a Copa do Brasil de 2004, onde foi eliminado nas semifinais pelo campeão Santo André. Dali, Mano foi para o Caxias no Gauchão de 2005. A boa campanha o levou ao Grêmio meses depois com a missão de levar o tricolor gaúcho de volta à Série A do Brasileirão.

Um time guerreiro, aguerrido, que buscou seu objetivo a qualquer custo. Foi assim que Mano comandou o elenco gremista até a “Batalha dos Aflitos”, onde o time conseguiu o acesso à primeira divisão num jogo épico, com apenas sete jogadores em campo. Em 2006, o surpreendente vice-campeonato brasileiro com um time jovem. Esse mesmo time no ano seguinte também foi vice da Libertadores, perdendo para o poderoso Boca Juniors.

Após três boas temporadas em Porto Alegre, Mano desembarcou em São Paulo com a mesma missão de quando assumiu o Grêmio. Dessa vez quem tentava retornar à elite era o Corinthians. Apesar dos bons trabalhos, a desconfiança era grande por parte da torcida. Porém, o acesso veio naturalmente e a decepção ficou por mais um vice, o da Copa do Brasil.

2009 foi o melhor ano do treinador no Corinthians. Campeão Paulista invicto e da Copa do Brasil. Um time que ganhava a chance de disputar a Libertadores com Ronaldo no elenco. Apesar da eliminação precoce no torneio continental, Mano não perdeu prestígio com a torcida.

Se ele será mesmo o treinador da seleção, saberemos só nessa sexta-feira. Porém, o que fica é a boa imagem e a certeza que gabarito não falta para mais um gaúcho assumir a seleção canarinho.

Nenhum comentário: